Na última quarta-feira (25), foi realizado no Colégio Santos Dumont o 1º Sarau Literário, tendo com o tema: “Figurações da Infância na Poesia”, desenvolvido pela Professora Rosemary Liberalli.
O evento marcou o enceramento de um projeto do PDE – Projeto de Desenvolvimento Educacional. O PDE tem como objetivo proporcionar aos
Professores da rede pública estadual subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de ações educacionais sistematizadas, e que resultem em redimensionamento de sua prática.
Os pais e alunos do Colégio Santos Dumont prestigiaram e recordaram de diversas poesias, como o poema “Convite” de Jose Paulo Paes, o poema “A Bailarina” de Cecilia Meireles, que contou com a presença de três pequenos bailarinos que vieram de longe para deixar a apresentação mais encantadora, o poema “Infância” de Lárazo Simões Neto, tivemos um poema musicado de “As Borboletas” de Vinícius de Moraes, poema “Leilão de Jardim” de Cecília Meireles, ainda contaram com danças, como “Brincadeira de Criança” para animar ainda mais a noite, e muitos outros belos poemas de grandes autores brasileiros.
Finalizando a maravilhosa noite de Sarau, ainda puderam conferir a apresentação do Grupo Experimentos, de Campo Mourão – PR, que declamaram e enceraram de modo gracioso “Criança” de Cecília Meireles, “Infância” de Carlos Drummond de Andrade, “Meus oito anos” de Casimiro de Abreu, e por último “Saudade da Infância” de Botelho Campos.
Segundo a Professora Rosemary Liberalli; “O motivo que levou ao desenvolvimento deste projeto foi a necessidade de trabalhar um pouco mais a poesia em sala de aula, pois os alunos criam hábito e gosto pela poesia se tiverem contato com ela desde muito cedo, visto que a poesia é uma das responsáveis pelo desenvolvimento da capacidade linguística e pelo refinamento da sensibilidade para a compreensão de si mesmo e do mundo.”
Ainda segundo Rosemary “Este trabalho propôs que a aula de leitura em sala de aula fosse para provocar reações, estímulos, experiências múltiplas e variadas, ampliar as Possibilidades de leitura, atribuir sentido ao texto que lê de acordo com sua Vivência social e cultural e, aos poucos ir introduzindo desde as séries iniciais, o trabalho com a literatura”.
“Por esse motivo houve a ideia de trabalhar figurações da infância na poesia brasileira, visto que, através desse tema os alunos possam se ver, mergulhar dentro da leitura e se encontrar, se encantar e tomar gosto pelo mundo da poesia”, disse Rosemary Liberalli.
A professora Rosemary Liberalli teve como Orientador do projeto, Sandro
Adriano da Silva Unespar Campus Campo Mourão, o qual contou com a
Presença, juntamente a da professora Wilma Coqueiro – Unespar.