Campina da Lagoa/PR -  
  Enquetes   O portal   Classificados   Fale Conosco   Guia Comercial  
 
 

  Governo reforça campanha de vacinação contra a dengue  
  Publicado em 21 de Agosto de 2016  
 
Envie por email
 
 

 
 
 
Governo reforça campanha de vacinação contra a dengue

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Governo do Estado está mobilizando lideranças comunitárias, religiosas, empresariais, políticas e a sociedade civil organizada para intensificar a campanha de vacinação contra a dengue nos 30 municípios que registram o maior número de casos de dengue no Paraná.

 

Na última sexta-feira (19), a Secretaria estadual da Saúde se reuniu em Paranaguá com lideranças da cidade para apresentar dados da epidemia de dengue enfrentada pelo município e as estratégias do Governo para evitar o agravamento da doença na cidade onde foi registrado os maiores números de mortes causados pela doença neste ano, das 61 mortes metade foram no município.

 

Nos 30 municípios que têm direito à vacina da dengue, as equipes estaduais estão discutindo com as prefeituras formas de ampliar a divulgação da campanha de vacinação para atingir a meta de vacinar pelo menos 80% do público alvo (500 mil pessoas).

 

Em Foz do Iguaçu, por exemplo, as equipes de saúde estão visitando escolas e empresas para vacinar os jovens entre 15 e 27 anos. Em Paranaguá, equipes volantes vão percorrer o município para vacinar a população entre 9 e 44 anos, além de oferecer a imunização em sete unidades de saúde.

 

As 30 cidades escolhidas para receber a vacina são as que concentraram 80% dos casos de dengue, 93% dos casos de dengue grave e 82% das mortes. Em Paranaguá, município do litoral paranaense, a situação foi a mais grave do Estado. No período epidemiológico entre agosto de 2015 a julho de 2016, a cidade confirmou 15.779 casos e 29 mortes decorrentes da dengue.

 

BOLETIM – O período epidemiológico da dengue 2016/2017 começou no início de agosto e até a primeira quinzena do mês, o Paraná não confirmou nenhum caso da doença, como destaca o boletim divulgado nesta semana. A superintendente de Vigilância em Saúde, Cleide Oliveira, destaca que os cuidados continuam sendo necessários para garantir que o número de casos e mortes no novo período não aumentem.

 

A campanha, iniciada em 13 de agosto, vai até o dia 3 de setembro nos 30 municípios selecionados. A vacina da dengue, produzida pela empresa francesa Sanofi Pasteur e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), passou por 20 anos de pesquisas. Os estudos mostram que ela proporciona proteção de 93% contra a dengue grave e reduz em 80% as internações pela doença.

 

VACINA – Em 28 municípios a faixa etária a ser vacinada vai de 15 a 27 anos. “Precisamos que o público contemplado procure a Unidade de Saúde o mais breve possível para se vacinar. Os jovens concentram 30% dos casos de dengue no Paraná. Vacinando essa parcela da população podemos reduzir a circulação viral e proteger indiretamente a todos”, diz a superintendente.

 

Confira os municípios que fazem parte da campanha:

Paranaguá, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Tapira, Santa Isabel do Ivaí, Cruzeiro do Sul, Santa Fé, Munhoz de Melo, Marialva, Paiçandu, São Jorge do Ivaí, Maringá, Mandaguari, Sarandi, Iguaraçu, Ibiporã, Jataizinho, Porecatu, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Londrina, Sertanópolis, Leópolis, São Sebastião da Amoreira, Itambaracá, Cambará e Maripá.

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


Portal do vale - desenvolvido por Oberdan.com