Campina da Lagoa/PR -  
  Enquetes   O portal   Classificados   Fale Conosco   Guia Comercial  
 
 

  Catadores de recicláveis legalizam associação de olho no programa Ecocidadão  
  Publicado em 8 de Novembro de 2017  
 
Envie por email
 
 

 
 
 
Catadores de recicláveis legalizam associação de olho no programa Ecocidadão

Fonte: Assessoria de Imprensa do Provopar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os catadores de materiais recicláveis de Campina da Lagoa, estão mobilizados a formar e legalizar uma associação, com o objetivo de participar do programa Ecocidadão III Paraná, promovido pelo Provopar Estadual, Sanepar e Governo do Estado e que visa melhorar as condições ambientais e levar inclusão social e qualidade de vida aos trabalhadores do setor.

 

A orientação para a formação da associação partiu do biólogo Henrique Nadolny Neto, do convênio Provopar/Sanepar, durante curso de capacitação dos catadores do município, quando foram ministradas questões relacionadas a documentação e legislação vigente. “Em seguida, apresentamos um modelo de estatuto social, sendo repassado o conteúdo desse documento de forma lúdica para melhor entendimento por parte dos participantes”, afirmou o técnico.

 

Os recicladores obtiveram esclarecimentos sobre os objetivos de uma associação, direitos e deveres, inclusão e exclusão de associados, organização estrutural, como assembleia geral, diretoria executiva, conselho fiscal, etc... “Em seguida, tivemos a oportunidade de esclarecer e debater com todos eles os aspectos da Lei nº 12.305, que tratada política nacional de resíduos sólidos”, acrescentou.

 

Para Henrique Nadolny Neto, o apoio da Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, será fundamental para a consolidação da Arecal – Associação dos Recicladores de Campina da Lagoa, nome escolhido pelos trabalhadores, bem como para ampliação do programa da Coleta Seletiva, para melhorar a renda e a qualidade de vida de todos os envolvidos.

 

O programa Ecocidadão busca orientar, organizar e apoiar associações e cooperativas de catadores de material reciclável do Estado do Paraná, com o objetivo de reduzir o volume de resíduos recicláveis lançados em áreas de mananciais, fundos de vale, córregos e rios, minimizando o impacto de degradação ambiental.

 

Antes de iniciar o curso de capacitação, Henrique Nadolny Neto esteve reunido na sede da Prefeitura com representantes do Provopar de Campina da Lagoa, Nágila Dal Poz e Noeli Rocha, representante da Assistência Social Jane Brasileiro Eduardo, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Danielli Vilela, Viviane Rocha Tecnóloga em Gestão Ambiental.  

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


Portal do vale - desenvolvido por Oberdan.com