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  Motoristas abusam da velocidade após retirada de radares da PR-487  
  Publicado em 9 de Novembro de 2017  
 
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Motoristas abusam da velocidade após retirada de radares da PR-487

Fonte: Tribuna do Interior/ Walter Pereira - Foto: Walter Pereira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após cerca de 5 anos em funcionamento na PR-487 entre Campo Mourão a Iretama (o trecho foi estadualizado), todos os três radares de controle de velocidade foram retirados da via pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) desde que o trecho foi incorporado pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), em julho deste ano.

 

A retirada dos equipamentos contribuiu automaticamente para abusos de excesso de velocidade de alguns motoristas, aumentando o risco de acidentes na via. Nos pontos onde estavam instalados os radares, cuja velocidade máxima permitida era 60 quilômetros por hora, muitos motoristas são flagrados diariamente pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), praticando até mais que o dobro da velocidade. “Antigamente as pessoas desciam sentido trevo do Tio Patinhas de ‘ponta cabeça’. Com a presença do radar, diminuíram muito a velocidade evitando muitos acidentes no local, tanto ali como na usina”, exemplificou o sargento Marcos Antônio da Silva, comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Peabiru, posto responsável pela fiscalização do trecho.

 

Os radares estavam instalados no KM 192, próximo à Sajama; quilômetro 200, logo depois da curva da Usina, próximo ao Parque Estadual Lago Azul e no quilômetro 229, próximo à outra curva fechada. Os equipamentos eram terceirizados de uma empresa contratada pelo Denit, mas com a estadualização do trecho, foram retirados. Ao comentar a retirada dos equipamentos, sargento Silva afirmou que todo limitador de velocidade, seja radar, lombada eletrônica, entre outros, favorece significativamente a redução de acidentes. “Até recentemente, quando as pessoas ainda desconheciam que os radares não estavam funcionando, ainda respeitavam mesmo estando desativado”, comentou.

 

Para amenizar os riscos de acidente e coibir o excesso de velocidade, o gerente do escritório regional do DER de Campo Mourão, Marcelo Nishiyama, comentou que tem reivindicado à PRE a realização constante de operações com radar móvel no trecho. “Sabemos de casos em que a polícia flagrou carro a 170 quilômetros por hora e caminhão a 120, lamentavelmente”, falou. Segundo Nishiyama, como os equipamentos custam caro e necessitam de manutenção, não há previsão para este ano que novos radares sejam instalados na rodovia. “A pista foi recapeada recentemente e isso também está contribuindo para o excesso de velocidade. O que vamos fazer bastante são operações com radares móveis que é até mais eficiente”, acrescentou.

 

 

PARA 2018

A reportagem entrou em contato como DER em Curitiba sobre o caso. O órgão encaminhou nota informando que está para ser lançado um processo licitatório para comprar radares que serão usados em várias rodovias fiscalizadas pela Superintendência Regional Noroeste do órgão. O processo deve ser realizado nas primeiras semanas de 2018. “Em paralelo, a Polícia Rodoviária Estadual faz a fiscalização periódica deste trecho com radares móveis e outras ações educativas”, informou o comunicado. Ainda segundo o Departamento, a estadualização da BR-487 entre Campo Mourão e Iretama faz parte da Medida Provisória número 82, de 2002, que transferiu rodovias federais para os controles de estados de todo país.

 

 

TRECHOS ESTADUALIZADOS

Desde 1º de julho a Polícia Rodoviária (PRE) de Peabiru assumiu 4 trechos de rodovias federais na região. São eles: BR-158- Peabiru a Campo Mourão; BR-487 - Campo Mourão ao Rio Muquilão (Iretama); anel viário, do entroncamento da saída para Peabiru até a entrada para a Pedreira Itaipu; e BR- 369, do trevo do posto Tio Patinhas até o entroncamento do contorno, saída para Cascavel.

 
 
 
 
     
 

 
 
     
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