Campina da Lagoa/PR -  
  Enquetes   O portal   Classificados   Fale Conosco   Guia Comercial  
 
 

  Conjuntivite preocupa moradores de Campina da Lagoa  
  Publicado em 27 de Março de 2018  
 
Envie por email
 
 

 
 
 
Conjuntivite preocupa moradores de Campina da Lagoa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O município de Campina da Lagoa enfrenta um surto de conjuntivite, de acordo com um levantamento não oficial mais de 100 pessoas procuraram atendimento nas unidades de saúde do município. Na região já foram milhares de casos desde o início de março.

 

Como diferenciar uma alergia nos olhos de uma conjuntivite?

Segundo o oftalmologista Emerson Castro e o alergista e imunologista Herberto José Chong Neto em entrevista ao G1, a grande diferença entre conjuntivite infecciosa e alérgica é a coceira.

 

Enquanto a coceira é o maior sintoma da alérgica, na conjuntivite infecciosa ela não é tão presente. A conjuntivite alérgica sempre se manifesta em pessoas que já apresentam algum tipo de alergia, como respiratória. A conjuntivite infecciosa é contagiosa e pode durar até três semanas.

 

 

E como diferenciar a conjuntivite?

A bacteriana tem uma duração mais curta se for tratada corretamente. Os olhos ficam vermelhos e é bem comum sentir os olhos “purgando”, acordar com os cílios grudados e pegajosos. A transmissão se dá pelo contato manual e contaminação de objetos e o tratamento é feito com uso de colírios com antibióticos específicos.

 

A conjuntivite viral dura em média sete dias, mas pode chegar até 15 ou mais, dependendo do caso. Ela é altamente contagiosa, causa fotofobia e sensação intensa de corpo estranho. Dependendo do vírus pode apresentar sintomas semelhantes aos da gripe.

 

A conjuntivite alérgica tem como principal sintoma a coceira. A coceira é intensa e recomenda-se evitar coçar os olhos, pois o atrito pode causar traumas e até levar a deficiência da visão.

 

Transmissão

O vírus pode ficar até quatro dias encubado, ou seja, a pessoa está com a doença, não tem sintomas, mas pode transmitir.

 

A oftalmologista Barbara Daloria diz que a melhor forma de prevenir a doença é lavar bem as mãos.

 

“A prevenção da conjuntivite é lavar bem as mãos e não colocar as mãos nos olhos. É a única forma de não pegar”, detalha.

 

Com informações do G1 Paraná

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


Portal do vale - desenvolvido por Oberdan.com