Campina da Lagoa/PR -  
  Enquetes   O portal   Classificados   Fale Conosco   Guia Comercial  
 
 

  265 mil animais serão vacinados contra febre aftosa na região  
  Publicado em 2 de Maio de 2018  
 
Envie por email
 
 

 
 
 
265 mil animais serão vacinados contra febre aftosa na região

 

 

 

 

 

Imagem - Google

 

 

 

 

 

Por Walter Pereira – Tribuna do Interior

Começou nesta terça-feira (1) na região, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Na Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), a meta da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) é imunizar aproximadamente 265 mil bovinos e bubalinos. O número representa 45% do rebanho da região, de 580 mil cabeças. É obrigatória a imunização em animais com até 24 meses de idade. A campanha segue até o dia 31 deste mês.

 

O médico veterinário e fiscal da Adapar, Régis Canteri, comenta que a meta da Adapar é imunizar 100% do rebanho. O veterinário lembrou que a comprovação da vacina deve ser feita até o encerramento da campanha. Produtores que não comprovarem a vacinação dentro do prazo estão sujeitos à multa.

 

Em propriedades com até 10 animais que criador não fez a comprovação, a multa é de R$ 956; a partir de 10 animais o valor é de R$ 95,60 por animal. “A campanha tem um mês de duração, durante este período os criadores têm tempo mais que suficiente para fazer a comprovação”, diz Canteri.

 

A comprovação da vacina pode ser feita no escritório da Adapar em Campo Mourão, prefeituras dos municípios, ou ainda pela internet no site: www.adapar.pr.gov.br. Para comprovação online, o criador deve solicitar à empresa onde fará a compra da vacina para que faça a inserção dos dados da nota fiscal no sistema da Adapar.

 

Canteri comentou que os fiscais da Adapar estarão fazendo o acompanhamento da vacinação durante a campanha, principalmente nas propriedades classificadas como de risco, aquelas que recebem animais de outros estados ou onde a movimentação de animais é maior, oferecendo riscos de contaminação. “Como de costume a vacinação ocorre todo ano, então os criadores devem estar cientes dessa responsabilidade”, comentou o médico veterinário. O fiscal acrescentou que nas campanhas anteriores a meta de vacinação tem alcançado índices entre 95% e 98%.

 

A primeira dose da vacina contribui para garantir a eficácia da segunda dose, ela é para os animais mais sensíveis e suscetíveis à doença. Eles são vacinados neste período justamente para induzir a produção de mais anticorpos, que fortalecem a imunização até a idade adulta, quando passam a receber apenas uma dose por ano.

 

A segunda etapa da vacinação ocorre em novembro, quando todos os animais serão vacinados. A imunização por faixa etária ocorre desde 2009, quando foi alterado o sistema de vacinação no Paraná e tem a validade de um ano, a taxa de efetividade da vacina é de aproximadamente 95%.

 

Cuidados com a vacina

 

Para que o rebanho fique protegido contra a aftosa, os criadores devem ter certos cuidados. Veja abaixo:

* Compre as vacinas somente em lojas registradas;

* Verifique se as vacinas estão na temperatura correta: entre 2° C e 8° C. Para transportá-las, use uma caixa térmica, coloque três partes de gelo para uma de vacina e lacre

* Mantenha a vacina no gelo até o momento da aplicação. Escolha a hora mais fresca do dia e reúna o gado. Lembre-se: só vacine bovinos e búfalos;

* Durante a vacinação, mantenha a seringa e as vacinas na caixa térmica e use agulhas novas, adequadas e limpas. A higiene e a limpeza são fundamentais para uma boa vacinação;

* Agite o frasco antes de usar e aplique a dosagem certa em todos os animais: 5 ml;

* O lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele. Aplique com calma;

* Lembre de preencher a declaração de vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial do seu estado junto com a nota fiscal de compra das vacinas.

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


Portal do vale - desenvolvido por Oberdan.com