Campina da Lagoa/PR -  
  Enquetes   O portal   Classificados   Fale Conosco   Guia Comercial  
 
 

  PSS para contratar professores no Paraná registra 47 mil inscrições  
  Publicado em 25 de Novembro de 2020  
 
Envie por email
 
 

 
 
 
PSS para contratar professores no Paraná registra 47 mil inscrições

Foto - Divulgação APP/Sindicato

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por G1 PR — Curitiba

 

O Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratar pelo menos 4 mil professores temporários para a rede pública de ensino no Paraná fechou o prazo de inscrições com 47.008 profissionais na concorrência.

 

As inscrições, que foram pela internet, terminaram às 23h59 da segunda-feira (23). O prazo havia começado em 11 de novembro. O balanço de inscritos foi divulgado pelo Governo do Paraná nesta terça-feira (24).

 

O edital para contratação temporária tem sido questionado por professores e a APP Sindicato, que representa a categoria. Eles pedem a suspensão do edital por causa do formato de seleção do processo com prova escrita como critério de seleção e a cobrança de inscrição.

 

Professores e outros profissionais chegaram a ocupar o prédio administrativo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Desde a desocupação, um grupo faz greve de fome em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo. Já são mais de 120 h.

 

O governo diz que dialogou com os professores sobre o PSS e que nesse debate foi decidido que a redação e banca não seriam usados como critérios de avaliação. A prova de conhecimentos foi mantida.

 

Segundo o governo, "existe grande possibilidade de ampliação" das 4 mil vagas previstas. Os salários podem chegar a até R$ 3.720.

 

Avaliação

Conforme o governo, os professores inscritos farão a prova objetiva em 13 de dezembro nas cidades-sede dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) para os quais se candidataram. No dia da avaliação serão adotadas normas de prevenção ao novo coronavírus.

 

Além da avaliação, que tem caráter classificatório e é composta por questões da área em que o candidato pretende lecionar, os outros critérios de seleção são o tempo de serviço e a titulação, que já eram utilizados nos anos anteriores.

 

Grupo de risco

Parte dos profissionais selecionados no PSS vai substituir professores do grupo de risco da Covid-19 que não tenham possibilidade de atuar presencialmente.

 

Porém, o processo seletivo está aberto a todos os profissionais, inclusive aos candidatos do grupo de risco. Não será vedada a realização da prova para nenhum candidato.

 

A classificação do profissional do grupo de risco está garantida e será mantida, informou o governo. O candidato será convocado para as aulas assim que acabar a situação emergencial da pandemia.

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


Portal do vale - desenvolvido por Oberdan.com