[versão normal]

Darcy Deitos agora é Cidadão Honorário de Campo Mourão
26/07/2013 07:38:25
 
 
 

 

Composta por pioneiros, lideranças comunitárias, empresários, bispos e políticos que passaram pela presidência da República, Governo do Estado, Senado, Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e pela administração municipal, entre tantos outros, a seleta galeria de Cidadãos Honorários de Campo Mourão ganhou um novo membro na noite desta quinta-feira (25/7): o empresário do ramo hoteleiro e ex-deputado estadual e federal Darcy Deitos. Nascido em Jaborá (SC), em 20 de maio de 1944, veio com seus pais para Campo Mourão em 1954, quando ainda não tinha 10 anos. Quatro anos depois começou a trabalhar e aos 21 anos abriu seu próprio escritório de contabilidade.  

A principal honraria do Município foi entregue a Darcy Deitos em sessão solene da Câmara de Vereadores que lotou as galerias do plenário com autoridades, lideranças locais e da região, amigos e familiares. Coube ao vereador autor do projeto de resolução que outorgou o título, Sidnei Jardim (PPS), juntamente com a prefeita Regina Dubay, fazer a entrega da honraria ao homenageado. 

Um dos momentos mais emocionantes foi o pronunciamento do filho do homenageado, Maximiliano Darcy Davi Deitos (juiz de Direito em Rondônia), que levou muitos componentes da mesa principal e da plateia ás lágrimas. Além de falar dos princípios transmitidos pelos seus pais, discorreu sobre o empenho de Darcy Deitos em favor de Campo Mourão e da região, discorreu sobre sua férrea luta pela redemocratização do Brasil e contou que seu pai chegou a esconder embaixo da sua cama um perseguido pelo regime militar. Disse ainda que, na condição de magistrado, norteia diariamente suas decisões pelo que determina a Constituição Federal, que seu pai ajudou a escrever como deputado federal constituinte.  

Todos os oradores enalteceram a atuação do novo Cidadão Honorário de Campo Mourão na política, principalmente no movimento que provocou a redemocratização do país. Elogiaram ainda sua conduta ao longo de toda a sua vida na vida política e como empresário. O vereador Sidnei Jardim enumerou, por exemplo, muitas das obras que Darci Deitos canalizou para Campo Mourão e a região no período em que integrou a direção do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Sudersha.  

Dos 13 vereadores de Campo Mourão, oito participaram da sessão solene, comandada pelo presidente do Poder Legislativo, Pedrinho Nespolo. Entre as demais autoridades presentes, a prefeita Regina Dubay, o ex-governador Orlando Pessuti, o deputado federal Rubens Bueno e a ex-deputada estadual Amélia Hruschka. Também compareceram ao evento prefeitos e ex-prefeitos da região, mourãoenses que integram o governo estadual e federal, entre muitos outros. As galerias do plenário do Poder Legislativo ficaram completamente lotadas.  

Em seu discurso, Darci Deitos agradeceu pela homenagem, fez um breve relato da sua vida na política, recordou da sua adolescência e juventude em Campo Mourão, falou da fundação do então MDB no Município e de companheiros de então. Afirmou que um dos momentos mais importantes foi participar da elaboração da Constituição Federal em vigor e alertou que os dirigentes do país precisam ouvir o clamor que vem das ruas. Condenou os atos de vandalismo ocorridos em muitas cidades, que atribuiu a baderneiros, alertando que a população não pode ser levada a acreditar que essa é a essência do movimento que toma conta do Brasil. Observou que o país não via igual mobilização desde as Diretas Já e o movimento Fora Collor.  

A concessão do Título de Cidadania Honoraria do Município de Campo Mourão foi aprovada por unanimidade no Poder Legislativo e o projeto tramitou em tempo recorde.   

Homenageado 

Em 15 de janeiro de 1954, juntamente com os pais – Sabino Deitos e Norma Perez Deitos – Darcy Deitos mudou-se para Campo Mourão. Em meados de 1974, Darcy Deitos fundou o diretório do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Campo Mourão. Dois anos depois foi candidato a prefeito, mas não foi eleito. Em 1978 candidatou-se a deputado estadual e foi eleito. Concorreu novamente a prefeito de Campo Mourão em 1982, mas sem sucesso. Com 57.805 votos, foi eleito deputado federal Constituinte em 1986.  

O homenageado foi ainda diretor Administrativo e Financeiro do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/Paraná), presidente do Instituto das Águas do Paraná (Sudhersa), membro efetivo do Conselho Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, assessor da Casa Civil e coordenador Administrativo-Financeiro da Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba.