[versão normal]

Chuva deixa prejuízos em lavouras de trigo em Roncador
22/05/2020 13:15:12
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Valter Pereira – Tribuna do Interior

 

 

O grande volume de agua que caiu com a forte chuva no início da manhã desta sexta-feira (22), em Roncador, trouxe alento após cerca de 90 dias de estiagem, mas também deixou prejuízos em algumas propriedades rurais do município.

 

Foram 85 milímetros em pouco mais de duas horas de chuva. Algumas plantações foram levadas pela enxurrada. Os estragos foram registrados principalmente em propriedades de agricultores familiares.

 

O técnico agropecuário do Instituto do Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Iapar-Emater), Messias Kalinoski, está percorrendo algumas propriedades para levantar com mais detalhes os estragos. “Foi uma chuva torrencial. Muita água em pouca hora. Rios que estavam secos, transbordaram”, disse ele.

 

Segundo Kalinoski, foram atingidas lavouras de trigo, aveia, e azevem, que tinham sido semeadas recentemente. Pastagens, entre outras plantas forrageiras para alimentação do gado leiteiro também foram prejudicadas. “Em algumas propriedades a chuva forte causou erosão, deixando grandes prejuízos aos produtores”, falou.

 

Kalinoski lembrou que Instituto de Desenvolvimento Rural tem feito há muitos anos, em toda a região, um trabalho muito forte de conscientização dos agricultores sobre a importância do terraceamento para evitar erosões. Porém, em alguns casos, este cuidado não vem tendo a devida atenção.

 

“Se por um lado a chuva amenizou o déficit hídrico que vínhamos enfrentando há vários dias, ajudando no desenvolvimento de lavouras de inverno e do milho, por outro deixou estes prejuízos. É muito importante que o produtor se conscientize sobre a importância dos cuidados do solo e se atente a implantação de terraços para evitar erosões”, reforçou.

 

O técnico agropecuário informou que algumas lavouras de feijão que estavam prontas para serem colhidas também sofreram impactos. “O feijão sofreu com a seca, geada e agora vai ser prejudicado também pela chuva”, observou.

 

O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), emitiu nota informando o registro de chuvas nos setores oeste, sudoeste, sul e centro do Paraná com volume elevado em algumas localidades. As áreas de chuva estão evoluindo para as demais regiões nas próximas horas. Até o momento são chuvas bem distribuídas e com bastante raios. Para Campo Mourão estão previstos 45 milímetros de chuva para hoje.