O deputado Evandro Roman (PSD-PR) foi convidado, nessa terça-feira (3), a presidir a Frente Parlamentar em Defesa da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano. O pedido foi feito pelo presidente do Conselho Federal de Educação Física (Confef), Jorge Steinhilber, e do Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREFPR), Antonio Branco.
“Discutir a prática de atividades envolve os interesses dos quase 400 mil profissionais da área de educação física e trata de ações para melhorar a qualidade de vida da população brasileira”, defendeu o parlamentar ao aceitar a função.
O líder do PSD, Rogério Rosso (PSD-DF) afirmou que vai apoiar a decisão de Roman e incentivar o partido nas ações de inclusão social por meio do esporte. “Vamos mobilizar nossa bancada e outros deputados para que esta frente seja um exemplo na conscientização da importância da prática desportiva e do ensino desportivo profissional.”
Na oportunidade, Jorge Steinhilber lamentou a atual desvalorização dos educadores físicos e afirmou que uma das prioridades da Confef junto à Frente será mudar essa realidade. “Temos que debater aspectos de responsabilidade e de ética. Estamos presenciando uma popularização da atividade física, mas agora temos que promover a atividade orientada por um profissional preparado e responsável”, afirmou.
O representante do Conselho do Paraná, Antonio Branco, apontou a importância do incentivo às atividades físicas: “além de ser direito da sociedade, elas proporcionam melhor qualidade de vida, maior desenvolvimento motor e aumento cognitivo. É excelente promotor da saúde preventiva, combate doenças como a diabetes, hipertensão arterial, alzheimer e a obesidade mórbida” e afirmou que “não podemos prescindir do apoio político, pois ele é determinante na hora da aprovação dos nossos projetos”.
A frente busca propor políticas públicas eficientes para garantir à população o amplo acesso à prática de atividades físicas e esportivas orientadas por profissionais habilitados e qualificados. Procura ainda fomentar ações legislativas que visem o desenvolvimento humano por meio da promoção da saúde e da formação cidadã.
Texto da assessoria - Foto: Cláudio Araújo