Cerca de 170 de Campina da Lagoa e Altamira do Paraná, receberam os certificados de dispensa de incorporação e compromisso à bandeira nacional e realizaram a cerimônia de juramento à Bandeira nessa segunda – feira (03), na Praça João XXIII.
O delegado da 18ª delegacia de serviço Militar de Campo Mourão Tenente Arlei Antônio Farinon, foi o responsável pela cerimônia de juramento dos jovens. A solenidade contou com a presença dos guarda Bandeira composta pelos os atiradores do TG 05 - 019 de Campo Mourão, secretária da junta militar de Campina da Lagoa Sueli Crespo Camargo e o secretário da junta militar de Altamira Alex Amaral, prefeita Célia Cabrera de Paula, vice – prefeito Mozart Antônio, autoridades municipais, Padre Gianny, professores e familiares dos jovens.
Os integrantes da Fanfara Municipal fizeram apresentação para os presentes.
Todo jovem dispensado do Serviço Militar deve participar da cerimônia de Juramento de Fidelidade à Pátria, também chamado Juramento à Bandeira, e para receber o Certificado de Dispensa de Incorporação. O juramento é um compromisso que formaliza a dispensa, mas também indica que, apesar de não fazer parte do quadro de recrutas, o jovem, até completar 45 anos de idade, fica a disposição do Exército e poderá ter que se apresentar em caso de guerra ou em defesa da Pátria. O juramento indica também que, apesar de não estar no Exército, o jovem tem uma função para cumprir perante a sociedade e desta forma estará honrando o compromisso assumido perante o pavilhão nacional.
O delegado da 18ª delegacia de serviço Militar de Campo Mourão Tenente Arlei Antônio Farinon, reforçou aos jovens o significado do juramento que eles haviam acabado de fazer e ressaltou o que a pátria espera de cada um deles. “A Pátria espera que vocês sejam homens íntegros, honestos e que tenham discernimento para diferenciar o certo do errado”, disse.
No final, cada conscrito dispensado recebeu o Certificado de Dispensa de Incorporação.