Campina da Lagoa é a quarta cidade da região da Comcam em número de casos positivos de AIDS. O dado alarmante foi repassado pelo Ambulatório de DST/Aids de Campo Mourão, que neste ano passou a atender 50 novos pacientes que contraíram o vírus HIV na região.
Já nos 25 municípios da região, são 547 pessoas acometidas pela doença nos últimos anos. Quase metade dos pacientes (247) residem na cidade de Campo Mourão, que lidera o número de casos. A lista dos municípios que lideram o ranking do HIV na região, é seguida pelo município de Ubiratã com 39 pacientes 2; Em 3º Engenheiro Beltrão com 30; 4ºCampina da Lagoa com 18; e 5º Goioerê com 16 casos.
Ainda, segundo informações, em 2015, houve pelo menos três óbitos na região por conta da doença. “Mesmo com tantos alertas sobre formas de proteção, grande parte dos casos surge por falta de cuidado na hora das relações sexuais”, salienta a coordenadora, citando que as secretarias municipais de saúde são orientadas a desenvolver ações preventivas com grupos considerados de maior risco, tais como pessoas que usam drogas, caminhoneiros e profissionais de sexo.