A prefeita Célia Cabrera de Paula, secretária da Agricultura Danielli Casarin Vilela, Técnicos e agricultores das cidades de Pitanga, Araruna, Mato Rico, Iretama, Nova Cantú, Altamira do Paraná assistiram palestra ministrada pelo veterinário Simão Ivaszek, que veio a Campina da Lagoa orientar os profissionais que atuam nas Vigilância sanitárias e Secretaria de Agricultura e meio ambiente da Micro Região Cantu.
O objetivo da reunião foi debater o trabalho da agroindústria na região, que engloba o Território da Cidadania Paraná Centro.
O debate contou com a parceria dos escritórios regionais da Seab (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento) e da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná). Também estiveram envolvidos, por exemplo, técnicos, agricultores, representantes da Vigilância Sanitária e secretários de Agricultura dos municípios que pertencem à área de atuação da Emater, Seab e Adapar.
Nilson Padilha, assessor do Território da Cidadania Paraná Centro, explicou que um dos objetivos foi desburocratizar o processo de agroindústria e da agricultura familiar. “No Território Paraná Centro e o Território Micro Região Cantu o trabalho está bem encaminhado”, afirmou Padilha, considerando a agroindústria uma área bastante forte e ampla para desenvolver aqui na nossa região.
A secretaria de agricultura Danielli disse que a meta é buscar melhores condições de trabalho e incentivo em prol do agricultor, e alternativas de geração de renda. Em Campina da Lagoa já foram estamos com diversas alternativas que facilitam o comércio dos produtos da agricultura familiar em nosso município.