Campina da Lagoa/PR -  
  Enquetes   O portal   Classificados   Fale Conosco   Guia Comercial  
 
 

  INSS promete plano de ressarcimento a aposentados vítimas de fraude até a próxima semana  
  Publicado em 5 de Maio de 2025  
 
Envie por email
 
 

 
 
 
INSS promete plano de ressarcimento a aposentados vítimas de fraude até a próxima semana

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais de 4 milhões de beneficiários foram lesados em esquema que desviou mais de R$ 6 bilhões; Casa Civil, STF e MPF participam das tratativas.

 

 

Fonte – Radio Agência Nacional

 

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, afirmou nesta segunda-feira (5) que o plano de ressarcimento aos aposentados e pensionistas vítimas de descontos indevidos deve ser apresentado até a próxima semana.

 

 

A declaração foi dada em entrevista à GloboNews, na qual Waller destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou agilidade total no caso, que está sendo tratado com prioridade dentro da Casa Civil.

 

 

“Estamos construindo esse plano com participação da Casa Civil e ainda será necessário conversar com o STF e o Ministério Público para viabilizar os repasses”, afirmou o presidente do INSS.

 

 

O escândalo veio à tona após investigações da Polícia Federal, que apontam que mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas foram vítimas de descontos fraudulentos em seus benefícios, com prejuízo superior a R$ 6 bilhões. Segundo a PF, os valores eram destinados a entidades de fachada e associações suspeitas, muitas vezes sem consentimento ou sequer conhecimento dos beneficiários.

 

 

Gilberto Waller informou ainda que o INSS já instaurou 13 processos de responsabilização contra pessoas jurídicas, incluindo empresas investigadas por pagar propina e atuar como fachadas para aplicar os golpes.

 

 

Na esteira do escândalo, o caso já provocou duas baixas no alto escalão da Previdência. Na última sexta-feira (3), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pediu demissão do cargo. Antes dele, o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, também foi afastado.

 

 

Enquanto isso, novas denúncias surgem: golpistas estão se passando por servidores públicos e oferecendo falsas antecipações de reembolso aos beneficiários, como forma de aplicar novos golpes.

 

 

A promessa do governo federal é que o plano de ressarcimento seja robusto, transparente e garanta justiça aos milhões de idosos que foram lesados.

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


Portal do vale - desenvolvido por Oberdan.com