Campina da Lagoa/PR -  
  Enquetes   O portal   Classificados   Fale Conosco   Guia Comercial  
 
 

  27 anos depois, ação sobre supostos desvio de recursos do FUNDEF é julgada improcedente pelo Juízo da Comarca de Campina da Lagoa  
  Publicado em 16 de Junho de 2025  
 
Envie por email
 
 

 
 
 
27 anos depois, ação sobre supostos desvio de recursos do FUNDEF é julgada improcedente pelo Juízo da Comarca de Campina da Lagoa

Foto - Google

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quase três décadas após os fatos, o Judiciário paranaense encerrou uma das ações de improbidade administrativa mais antigas da história do município. Em sentença proferida no último dia 19 de maio de 2025, a Justiça julgou improcedente o processo movido pelo Ministério Público contra ex-prefeitos, secretários municipais e conselheiros do extinto FUNDEF, por supostas irregularidades cometidas nos anos de 1998 a 2000.

 

 

Segundo a denúncia, recursos destinados à valorização do magistério e à manutenção do ensino teriam sido desviados, aplicados fora das finalidades legais ou maquiados nos balancetes de prestação de contas. O valor estimado da causa ultrapassava R$ 700 mil.

 

 

Contudo, 27 anos após os fatos e após mais de quatro anos de tramitação judicial, o próprio Ministério Público reconheceu a ausência de dolo, falta de provas de prejuízo ao erário e a inexistência de interesse processual, sugerindo o arquivamento da ação.

 

 

O juiz Pedro Toaiari de Mattos Esterce, da Vara da Fazenda Pública de Campina da Lagoa, acolheu os argumentos da defesa e do Ministério Público, destacando que a nova Lei de Improbidade Administrativa (Lei 14.230/2021) exige prova inequívoca de intenção (dolo) de causar dano ao patrimônio público, e que a denúncia não individualizou adequadamente a conduta dos acusados.

 

 

A decisão encerra o processo com resolução de mérito, sem qualquer condenação e determinando ainda o levantamento das indisponibilidades de bens impostas durante a fase inicial da investigação.

 
 
 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


Portal do vale - desenvolvido por Oberdan.com