Campina da Lagoa (PR) — A tarde desta quarta-feira (18) foi marcada por um importante encontro de ideias, compromissos e vozes femininas em defesa de direitos. A 2ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, realizada na Casa de Cultura Lili Bauer Luersen, reuniu representantes do poder público, da sociedade civil e da segurança para discutir caminhos e reforçar ações no enfrentamento à violência de gênero.
Duas presenças chamaram atenção pela representatividade e pela firmeza no discurso: a Delegada de Polícia, Dra. Muriel D’Ávila da Cunha, e a Promotora de Justiça, Dra. Bárbara Garla Stegmann. Juntas, elas reforçaram a importância da atuação integrada entre os órgãos de justiça e segurança para garantir a efetividade das políticas públicas destinadas às mulheres.
Dra. Muriel, à frente da Delegacia de Campina da Lagoa, destacou o papel da Polícia Civil na acolhida, proteção e investigação dos crimes de violência contra a mulher, e defendeu o fortalecimento da rede de apoio como essencial para romper ciclos de abusos.
Já Dra. Bárbara, do Ministério Público, enfatizou o compromisso do órgão com a fiscalização das políticas públicas, a defesa dos direitos fundamentais e a atuação preventiva e punitiva diante das violências que ainda marcam a realidade de muitas mulheres.
O evento reforçou que garantir direitos vai além da teoria: exige estrutura, empatia e presença do Estado. E quando Promotora e Delegada sobem ao palco juntas, o recado é claro — o sistema de justiça está atento e ativo.
Que essa união se multiplique, porque onde há mulheres unidas, há mudança possível.