A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente, nesta segunda-feira (1º), quatro pessoas — com idades de 23, 28, 32 e 36 anos — investigadas por envolvimento em roubos agravados contra veículos de carga e transporte, além de adulteração de sinais identificadores de veículos automotores. A operação ocorreu em Engenheiro Beltrão, na região Noroeste do Estado.
Segundo as investigações, o grupo fazia parte de uma associação criminosa especializada em assaltos nas rodovias da região, conhecidos como “piratas do asfalto”. Eles agiam com violência e grave ameaça às vítimas, utilizando armas de fogo durante os crimes.
A conclusão do inquérito reuniu provas consideradas robustas e resultou no indiciamento dos suspeitos pelos crimes de roubo agravado, associação criminosa e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
O delegado Fabricio Ortolan, responsável pela investigação, destacou a relevância da operação:
“Trata-se de uma associação criminosa voltada a crimes graves contra o patrimônio. O trabalho conjunto e a rápida atuação da Polícia Civil possibilitaram o enfraquecimento de um grupo que vinha trazendo insegurança às rodovias da região.”
O relatório conclusivo do inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público. Os quatro detidos foram levados ao sistema penitenciário.
A PCPR reforçou que a população pode colaborar com investigações em andamento por meio de denúncias anônimas, que podem ser feitas pelos telefones 197 (PCPR) ou 181 (Disque-Denúncia). Em situações de flagrante, a Polícia Militar deve ser acionada pelo número 190.