Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Informações: Rádio Nacional / Agência Brasil
Fonte: Daniella Longuinho – Repórter da Rádio Nacional / Agência Brasil
O Sistema Único de Saúde (SUS) deu mais um passo importante na luta contra o câncer de mama. O Ministério da Saúde recebeu nesta segunda-feira (13) o primeiro lote do medicamento Trastuzumabe Entansina (Kadcyla), do laboratório Roche — uma inovação no tratamento do tipo HER2-positivo, conhecido por ser mais agressivo.
Ao todo, o primeiro lote soma 12 mil unidades (de 100 mg e 160 mg), e outros três lotes estão programados para dezembro de 2025, março e junho de 2026, o que garantirá o atendimento de 100% da demanda atual. A estimativa é que 1.144 pacientes sejam beneficiadas ainda este ano.
O medicamento foi adquirido com redução de 50% no valor de mercado, resultando em um investimento de R$ 159 milhões por parte do governo federal.
O Trastuzumabe Entansina é indicado especialmente para mulheres que continuam apresentando sinais da doença após a quimioterapia inicial, em casos de câncer de mama HER2-positivo em estágio III.
Além dessa novidade, o Ministério da Saúde anunciou que também está ampliando o acesso a inibidores de ciclinas, usados no tratamento do câncer de mama avançado ou metastático com receptor hormonal positivo ou HER2-negativo.
A portaria que autoriza a compra descentralizada desses medicamentos será publicada ainda neste mês, em sintonia com a campanha Outubro Rosa, que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.