Iniciativa leva turma da 1ª série do Ensino Médio a visitas técnicas em Cascavel, aproximando os jovens do conhecimento real e de seus projetos de vida.
Os alunos da Primeira Série do Ensino Médio do Colégio Estadual Santos Dumont, de Campina da Lagoa, participaram de uma experiência pedagógica inspiradora por meio do Projeto “Despertando o Protagonismo do Estudante”. A ação, realizada com aulas extraclasses e visitas técnicas no município de Cascavel, teve como objetivo conectar o aprendizado escolar com o conhecimento prático e o desenvolvimento pessoal dos estudantes.
O projeto busca promover o protagonismo juvenil, incentivando os jovens a se enxergarem como agentes ativos de sua própria trajetória educacional e profissional. Durante as atividades, os alunos puderam compreender na prática como o conhecimento adquirido em sala de aula se relaciona com a vida real e com seus projetos de vida.
Entre os locais visitados esteve a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), onde os estudantes conheceram o ambiente acadêmico e foram motivados a buscar o ingresso no ensino superior público e gratuito, entendendo a importância da dedicação e da continuidade dos estudos.
A turma também visitou uma emissora de televisão, explorando os bastidores da comunicação e da mídia — uma oportunidade de compreender como a informação é produzida e transmitida, despertando o interesse por diferentes áreas profissionais.
Encerrando o roteiro, o grupo conheceu o Zoológico Municipal de Cascavel, vivenciando um momento de conscientização ambiental e aprendizado sobre biodiversidade, habitats e comportamento animal, reforçando o compromisso com a preservação da natureza e a sustentabilidade.
De acordo com a coordenação do projeto, as visitas pedagógicas contribuíram para ampliar horizontes e fortalecer valores como responsabilidade, curiosidade e autonomia, fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do futuro.