Uma ocorrência delicada mobilizou várias equipes da Polícia Militar na manhã desta terça-feira (18), em Ubiratã. Por volta das 10h38, a 2ª Companhia da PM foi acionada pelo SAMU após o pai de um jovem, de 20 anos, pedir ajuda desesperadamente. Segundo o relato, o rapaz estaria em surto psicótico, armado com uma faca, impedindo o pai de entrar na própria casa e apresentando comportamento agressivo — histórico já registrado em outras ocorrências envolvendo arma branca.
Tentativas de diálogo não funcionaram
Ao chegar no endereço, os policiais conversaram com o pai, que confirmou toda a situação. Dentro do imóvel, a equipe tentou verbalizar com o jovem, mas ele respondeu ligando o som em volume extremo para impedir qualquer contato. Com uma faca em uma mão e uma Bíblia na outra, repetia versículos bíblicos sem parar.
A polícia pediu o desligamento da energia da residência, tentando reduzir o estresse do momento, mas mesmo assim o jovem ignorou todos os pedidos para largar a faca e aceitar ajuda médica. Em certo momento, ele se isolou em um cômodo, passou a pedir perdão pelos pecados e afirmou que “estava pronto para morrer”.
Operação ampliada e contenção segura
Diante do risco evidente, reforços foram chamados. Compareceram equipes da Patrulha Rural de Ubiratã, PCS de Ubiratã, PM de Campina da Lagoa, CPU e Rotam.
Mesmo com a chegada das viaturas, o rapaz permanecia resistente e pouco responsivo.
A oportunidade de intervenção surgiu quando a equipe Rotam, usando escudo balístico, percebeu que o rapaz já não segurava nenhum objeto capaz de colocar os policiais em risco. A aproximação foi feita com cautela, e os militares conseguiram realizar o controle físico do jovem sem ferimentos graves.
No cômodo onde ele estava foram encontradas uma faca de 28 cm (17,5 cm de lâmina) e sua bainha. Outras três facas e facões estavam espalhados pela casa.
Após o controle da situação, o jovem foi encaminhado à Santa Casa Municipal para atendimento médico.