Fonte: Globo.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O consumo de café está relacionado com o menor risco de mortalidade de várias causas, incluindo doenças cardiovasculares e problemas do aparelho digestivo. Não estamos falando simplesmente de um artigo científico fruto de um estudo qualquer. É na verdade a maior pesquisa já realizada sobre o assunto até hoje, na qual cientistas de vários centros de pesquisa estudaram cerca de meio milhão de pessoas de 10 países da Europa.

FOCALIZASHAWARMA IIIUBIRATA IIISicredi Poupança JulhoPOSTO TEVÃOCOPACOLcasa das tintas Quality

 

O resultado foi comunicado por pesquisadores do International Agency for Research on Cancer (IARC) do Imperial College de Londres e publicado no Annals of Internal Medicine. O estudo acompanhou 521.330 pessoas durante 16 anos! Segundo o Doutor Gunter, um dos líderes da pesquisa, o maior consumo de café estava associado com uma sensível melhora da função hepática (função do fígado) e uma significativa melhora da função imunológica.

 

Os pesquisadores ressaltam nas conclusões do estudo que o consumo de café não somente é seguro, como na realidade tem um efeito de proteção para a saúde. No entanto, eles dizem que serão necessários mais estudos para melhor investigar quais os mecanismos dessa “proteção” para a saúde que o café promove, como também o papel de todas as diferentes substâncias que fazem parte da composição da bebida.

 

É curioso que a própria cafeína que é um dos componentes do café é até certo ponto estigmatizada, sendo frequentemente associada com riscos cardíacos. É sabido que a cafeína de fato está associada com aumento da incidência de arritmias em pessoas já portadoras de determinados problemas cardíacos, porém seu consumo é comprovadamente seguro em pessoas sadias.

 

Além disso, estudos têm comprovado um benefício da cafeína para melhora do humor, sendo um excelente aliado no combate à depressão. Vale lembrar que o “Dietary Guidelines for Americans” , que é o guia de orientação nutricional do governo americano, recomenda o consumo de 3 a 8 xícaras de café por dia o que corresponde a cerca de 400 mg de cafeína.