Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
O slogan da comemoração da Independência do Brasil deste ano - Democracia, Soberania e União - norteou o pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em rede nacional de rádio e televisão, na noite desta quarta-feira (6).
O discurso foi uma oportunidade para Lula fazer um balanço dos oito meses de governo e defender que o país voltou a crescer com inclusão social.
Logo na abertura, Lula destacou o crescimento do PIB, a soma de todas a riqueza que o país produz, que acumula alta de 3,2% nos últimos 12 meses.
Para Lula, "a independência do Brasil ainda não está terminada" e precisa ser construída sobre alicerces como a democracia.
Quanto à 'soberania', Lula argumentou que ela faz parte da missão de resguardar as fronteiras, as riquezas naturais, as empresas estratégicas, agricultura e indústria do país. Além disso, essa é a base que permite "falar de igual para igual com qualquer país".
E com uma mensagem mais específica à celebração do 7 de Setembro, o presidente Lula pediu união dos brasileiros.
Lula afirmou que retomou 40 programas que fizeram o Brasil ser referência mundial em inclusão social. O Brasil sem Fome, o Novo Marco Fiscal, o Minha Casa Minha Vida e o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram citados como oportunidades de crescimento para o país.