Postado por Marcos Camargo - Portal o Vale /Juranda
A comunidade de Longuinópolis, Distrito do município de Braganey, realizou neste domingo, 11, o encerramento da jornada da sua equipe de Folia de Reis.
O evento reuniu centenas de visitantes das mais diversas partes da região, incluindo equipes de Folia de Reis que vieram de outros municípios.
O evento teve início com uma celebração na capela da localidade, após a qual os foliões realizaram a parte restante da jornada chegando até os arcos, que foram montados dentro o barracão comunitário que está sendo construído ao lado da capela.
Como de costume, os versos cantados pelos foliões faziam referências às passagens vividas por José e Maria, antes e depois do nascimento do Menino Jesus, passando pela tramoia de Herodes que quis se aproveitar dos Três Reis Magos para localizar o verdadeiro paradeiro da Família.
O Três Reis, guiados por uma estrela desde que deixaram as bandas do Oriente, encontraram a Sagrada Família, mas foram avisados em sonhos que tomassem outro caminho para retornar aos seus países de origem, fato que enfureceu Herodes e este ordenou que matassem todas as crianças com menos de dois anos.
A presença de Herodes nos versos cantados aponta a vitória do Bem, que é o Amor personificado na pessoa de Deus, sobre o Mal, caracterizado pelo Ódio e que personifica o próprio Diabo.
O encontro transcorrido em Longuinópolis transpareceu claramente a presença do Bem naquele local, pois o que se viu foi um encontro de devotos unidos em um mesmo ideal, o de reiterar a devoção aos Reis Magos e preservar a tradição. O centro de toda a festa, porém, é o próprio Jesus Cristo, citado por diversas vezes na sua condição de Menino Deus, mas que também cresceu e se tornou o centro de toda ação da Igreja Católica Apostólica Romana. O ambiente de paz e de amizade em que o encontro aconteceu demonstrou a importância da vida em fraternidade e união. Além de reunir tanta gente da própria localidade o encontro arrebanhou também representantes de outras equipes.
Do município de Jesuítas foram representantes de uma equipe, onde um deles realizou algumas saudações em versos declamados.
Também marcou presença a Companhia Sol Nascente, da Vila Rural Alto Alegre, do município de Juranda, com seis anos de idade; nesta equipe um dos destaques foi o jovem mestre-embaixador Tiago Souza, que seguindo os passos do pai Lourival está bastante inspirado no comando das cantorias. E a Companhia Luz Eterna, da comunidade ubiratanense Curva da Onça, com quase 20 anos de existência, esteve representada por mais de cinquenta pessoas, entre foliões e colaboradores.
“Nem tenho palavras pra comentar”, afirmou Nelson de Oliveira, conhecido como Nelsinho da Viola, figura muito carismática e que vem liderando aquela equipe com bastante dedicação. Segundo Nelsinho, de tudo o que foi planejado, pensado e esperado, o evento superou, com ambiente de paz e confraternização.
O que se viu foi muita alegria entre os participantes e um almoço farto oferecido gratuitamente a todos os presentes, com arroz temperado, salada de tomate, salada de repolho e muita carne assada, além do refrigerante. A equipe de Longuinópolis está há quinze anos em atividade.
Texto: Odair Roberto, Fotos e Fonte: Marcos Camargo
|