[versão normal]

VII Conferência Municipal de Assistência Social de Campina da Lagoa
12/06/2015 10:34:15
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Prefeitura Municipal de Campina da Lagoa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, realiza a VII Conferência Municipal de Assistência Social do município, que tem como tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”.

 

O evento esta acontecendo no Centro de Convivência do Idosos Maria Tobar Bottega e contou com a presença da prefeita Célia Cabrera de Paula, Vereador Manuel da Fonseca, Padre Gianny, Secretária de Assistência Social Maria Amélia, Secretário de Administração Omar Araújo, Secretária de agricultura Danielli Vilela, Secretária de finanças Sueli de Paula, presidente do centro de convivência Alcido Ireno Fries, presidente do Conselho de Assistência Social Maria Goreti e da Assistente Social Fernanda Campos Albuquerque que ministrou palestra para os presente com o tema “ Consolidar o Suas de vez rumo a 2016” lema; “ Pacto Republicano no Suas rumo a 2016: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

 

Para deixar o encontro mais dinâmico os organizadores inseriram na programação apresentações culturais, pela a manhã os alunos da Escola Municipal João Paulo I fizeram uma apresentação de dança e a tarde os adolescentes da Fanfarra Municipal irá fazer sua participação.

 

O evento marcará a elaboração de novas diretrizes para Assistência Social do município, área responsável pelo atendimento a crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

A Conferência Municipal de Assistência Social, realizada a cada dois anos, é um espaço de participação democrático da comunidade para analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Suas e referendar os novos conselheiros para a gestão de 2015/2017.

 

O objetivo da Conferência Municipal é analisar, discutir, propor e deliberar, com base numa avaliação local as diretrizes para o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) nos próximos dez anos – Plano Decenal 2016/2026. Composto por três subtemas:

 

1º- O enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios;

 

2º O Pacto Federativo e a Consolidação do SUAS;

 

3º Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.

 

A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Goreti, considera o momento da Conferência uma oportunidade para a avaliação da política de Assistência Social no Município, o que temos? E o que queremos? Tornando-se assim um espaço de participação popular, democrático e deliberativo.