Fonte e Foto - Assessoria de Imprensa / Janete Souza Figueiredo
A Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CMSAN) foi realizada nessa segunda – feira (29), no Centro de Convivência do Idoso Maria Tobar Bottega . O encontro foi organizado pela a Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Danielli Casarin Vilela e equipe com o apoio da Prefeitura Municipal. Participaram da solenidade de abertura a prefeita Célia Cabrera de Paula, Vereador Adriano Leite, Secretários Municipais, Produtores Rurais, representante da Emater, profissionais da Secretaria de Educação e secretaria de Assistência Social.
O lema escolhido para o encontro, foi “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”. A palestra foi ministrada pela a Beatriz Bonfim da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Segundo a profissional os objetivos do debate é são ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todas e todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
A Conferência Municipal é uma das etapas preparatórias para a realização da Conferência Nacional que ocorrerá em Brasília, no mês de novembro. Trata-se de um amplo processo de mobilização social, construção de conhecimento e proposições de diretrizes que irão pautar a agenda das ações de Abastecimento e Segurança Alimentar e Nutricional.
Também foram definidos os seguintes objetivos específicos:
I – Identificar os avanços e obstáculos para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e apresentar proposições para garantir a todos e todas comida de verdade no campo e na cidade;
II - Avaliar, segundo a perspectiva do desenvolvimento socioambiental sustentável, os desafios atuais da Política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para avançar na realização do direito humano à alimentação adequada e saudável e na promoção da soberania alimentar em âmbito nacional e internacional;
III - Avançar no comprometimento dos três poderes da República, em todas as esferas de governo, e ampliar a participação e o compromisso da sociedade brasileira no processo de construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN, reafirmando o pacto social em torno do direito humano à alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar.
Para alcançar estes objetivos, foram definidos os seguintes eixos temáticos:
Eixo 1 – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar.
Eixo 2 - Estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local, estadual, regional, nacional e internacional.
Eixo 3 – Aperfeiçoamento e ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: pacto federativo, participação social e intersetorialidade.
As políticas públicas de segurança alimentar e nutricional viabilizam instrumentos para garantir o direito humano à alimentação adequada, previsto na constituição federal. Nesse contexto, as instituições, organizações e grupos da sociedade foram convocados para este movimento e contribuíram com ideias para garantir uma alimentação saudável, principalmente na merenda escolar.
|