Com o tema Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de todas as idades o município realizou a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Conforme as diretrizes do Conselho Nacional da Pessoa Idosa, o tema foi dado aos 399 municípios do estado do Paraná. Durante o evento, os participantes elaboraram propostas relacionadas ao tema. As indicações aprovadas durante a Conferência Municipal serão levadas ainda em data a ser definida à Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Ainda foram empossados os oito novos conselheiros e eleitos quatro delegados. Dois titulares vão representar o município na Conferência Estadual.
A Palestra foi ministrada pela a Assistente Social Luciana Micolajunas do município de Fênix, a profissional falou que é “fundamental que possamos estabelecer políticas que vão beneficiar a pessoa idosa. Nada melhor que a presença do conselho para que firmemos políticas mais consolidadas com relação à temática”, destacou a Assistente Social.
O conselho do idoso reforçou ainda mais a ideia e o objetivo da conferência. “Estamos em busca de consolidação de políticas voltadas para o idoso. Aqui neste espaço os idosos falam o que pensam e o que acreditam que poderá futuramente trazer algum benefício para eles. As necessidades são apontadas e o governo tenta amenizar, ajustar e viabilizar a realização do que é proposto. Também através da conferência trazemos conhecimento e informação necessária para que os temas possam ser discutidos”.
A prefeita Célia Cabrera de Paula afirmou a importância do papel do idoso na sociedade. “É fundamental preservar os direitos dos idosos, e, além disso, lutar por melhorias nesse segmento. Através dessa importante discussão, conseguimos melhorar cada vez mais a assistência dada aos idosos. Agradeço a todos os profissionais envolvidos nessa causa e pela a dedicação a essas pessoas que representam experiência, perseverança e determinação”.
|