[versão normal]

Sindicato Rural de Campina da Lagoa realiza jantar em comemoração ao dia do Agricultor
26/07/2015 09:33:31
 
 

Por Walter Pereira

 

 

 

 

 

 

 

O Sindicato Rural de Campina da Lagoa, promoveu na noite dessa sexta-feira (24) um grandioso evento em comemoração ao Dia do Agricultor (comemorado dia 28 de julho) nas dependências do Lagoa Tênis Clube de Campina da Lagoa. Na ocasião, a Emater recebeu uma moção de aplausos da Câmara de Vereadores do município pelos seus 59 anos. Também 11 agricultores familiares receberam a moção e ganharam ainda placas de homenagens.

 

O encontro reuniu os prefeitos de Mamborê, Nei Calori (PPS) e Bento Batista (PTB), Juranda, presidente da Comcam; além de vereadores da região, entre eles Gilson Martins (PP), de Boa Esperança, representando a Acamdoze; do diretor administrativo estadual da Emater, Richard Golba; representantes de sindicatos da região, entre outros. Mais de 200 agricultores familiares participaram da solenidade.

 

Durante a homenagem, o gerente regional da Emater, núcleo de Campo Mourão, Jairo Quadros destacou as ações do Instituto em apoio ao pequeno agricultor familiar. “A Emater vem incentivando a agricultura familiar desde a época da motomecanização, desde a época do enxadão, da foice, da enxada e do machado”, recordou. Segundo ele, a moção de aplauso é o reconhecimento do bom trabalho realizado pela Emater em prol da agricultura familiar regional.

 

Na ocasião, Quadros fez a entrega de uma carta de intenção à prefeita do município, Célia Cabrera (PRTB) com algumas demandas do município na área da agricultura. A ideia é que as sugestões façam parte do plano de governo dos candidatos às eleições no próximo ano no município. “O objetivo é que possamos promover ações eficientes que possam ocasionar o desenvolvimento sustentável do município”, explicou ele.

 

Reconhecimento

O presidente do Sindicato rural do município, Orlando Alexandre Vieira, que participou do evento, destacou que grande parte da produção agrícola do município vem dos agricultores familiares. “Se não fosse todos vocês não estaríamos trazendo esta homenagem. É muito importante reconhecer essa participação de vocês no desenvolvimento da cidade”, disse ele.

 

Guerreiros

O presidente da Câmara de Vereadores de Campina da Lagoa, Rodolfo Junior (PV) comentou que a homenagem do Legislativo é o reconhecimento à importância dos agricultores para o desenvolvimento do município. “A nossa região é essencialmente agrícola, podemos chamar todos os nossos agricultores de guerreiros. É uma homenagem merecida”, falou.

O vereador acrescentou que a assistência técnica prestada pela Emater é de fundamental importância para auxiliar a agricultura familiar do município. “A Emater desenvolve um trabalho muito bonito que ajuda a acelerar a economia da nossa região e do nosso Estado beneficiando diretamente a agricultura familiar”, reconheceu. A moção de aplauso ao Instituto e aos agricultores foi proposta pela vereadora Milene Diana de Melo do Amaral (PRTB).

 

 

Diretor administrativo prevê mais 400 extensionistas pelo Estado

 

Durante o evento, o diretor administrativo estadual da Emater, Richard Golba informou que a expectativa é ter nos próximos meses o ingresso de pelo menos mais 400 novos extensionistas rurais na estrutura do Instituto em todo o Estado, abrangendo assim um maior número de agricultores atendidos pelo órgão. “A expectativa é também de entrarmos agora com o programa de Emater Digital com extensão rural em rede. São grandes desafios”, prevê.

 

Golba destacou que trabalhar com a extensão rural e assistência técnica ao produtor é um desafio “apaixonante”.Nós não trabalhamos só com a produção rural, o extensor rural se define porque olha a produção quando se faz a assistência técnica, mas ele olha para as pessoas”, disse. O diretor administrativo acrescentou que a Emater vive uma etapa de “reinvenção” da extensão rural, segundo ele, as famílias já não são mais as mesmas e o mercado mudou muito. “A sociedade nos exige muito mais”, emendou.

 

 
Fotos