Os prefeitos da região reuniram nesta segunda-feira (21), no município de Nova Cantu e foram até a rádio local para transmitir a população os motivos da paralização realizada na data desta segunda-feira (21) de Setembro. Estiveram presentes as prefeitas de Campina da Lagoa Celia Cabreira de Paula, Prefeita de Roncador Drª Marilia Gonçalves acompanhada do Vice-prefeito Vivaldo e o prefeito de Nova Cantu Airton Agnolin, a prefeita de Iretama não pode estar presente por motivos de Saúde e a Prefeita Elza de Altamira do Paraná encontra-se em viagem e não pode se fazer presente também, mas ambas apoiam o protesto.
Segundo os prefeitos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) repassado aos municípios do Paraná chegou a ter parcelas com valores 38,07% menores em 2015, se comparadas com igual período do ano passado (2014). Com isso vários serviços atendidos pelo município passam por situações de extrema dificuldade, entre elas a merenda escolar, ainda segundo os chefes dos executivos municipais, o Governo Federal está repassando atualmente R$0,30 Centavos por alunos, tendo o município entrar com a outra parte gastando em torno de 8 a 10 vezes o valor repassado pelo Governo.
Formado principalmente pelo Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o FPM é a principal fonte de receita de 70% dos 399 municípios do Estado. Os municípios recebem repasses do FPM a cada dez dias (o chamado decêndio), mas os valores estão muito abaixo dos aumentos de despesas dos municípios.
Algumas medidas terão que ser tomadas como corte de gastos e redução de serviços prestados à população para que as prefeituras possam se se enquadrar na LRF, Lei da Responsabilidade Fiscal.
|