[versão normal]

Grupo de Jovens protocola projeto de iniciativa popular para redução de salários dos vereadores para próxima legislatura
25/11/2015 22:10:15
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesta quarta-feira (25), foi protocolada na Câmara Municipal de Campina da Lagoa o Projeto de Iniciativa Popular com o objetivo de baixar o valor do subsidio pago aos vereadores para a próxima legislatura 2017/2020.

 

O projeto teve iniciativa de um grupo de Jovens ligados a Pastoral da Juventude com o apoio da ONG “Vigilantes da Gestão”, que trabalha juntamente com vários órgãos não governamentais pelo estado e pelo país auxiliando na proteção do patrimônio público e no combate a corrupção.

 

Estiveram presentes na Câmara para protocolar o projeto de iniciativa popular, professores, estudantes, Irmã Helena e Sir Carvalho representante da ONG “Vigilante da Gestão” de Curitiba e o Jovem Estudante Francimar Oliveira um dos líderes do movimento “Vereador não é profissão”.

 

O projeto de iniciativa popular reuniu 1.013 assinaturas, aproximadamente 08% do total de 12.304 eleitores do município com 15.300 habitantes.

 

Na Câmara o grupo de jovens foram recebidos pelo Vereador Adriano Leite Rodrigues (PTdoB), e pelo Assessor Técnico Jânio de Oliveira e Silva, Jânio informou ao grupo que o Projeto por se tratar de uma iniciativa popular não tem o tramite como um outro projeto de autoria de um vereador ou do executivo, deste modo ele deverá ser apresentado a mesa diretora somente no início dos trabalhos do ano que vem respeitando o tramite legal, podendo ter um parecer somente do final do mês de Julho de 2016.

 

Segundo Francimar de Oliveira, a iniciativa do movimento surgiu dentro do grupo da Pastoral da Juventude em virtude dos escândalos de corrupção, cortes de gastos públicos e ajustes fiscais onde os prejudicados sempre é a população mais carente e emergente e geralmente a classe política nunca é atingida com estas ações governamentais.