Fonte e Foto - Paraná Portal
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público cumpre mandados de busca e apreensão no gabinete do deputado estadual Gilberto Ribeiro (PRB) na Assembleia Legislativa do Paraná na manhã desta terça-feira (29). Dois policiais ficaram em uma das escadarias que dá acesso aos gabinetes e outros passaram a fazer as buscas na sala do deputado e na 3ª Secretaria, ligada a ele. O Gaeco investiga a devolução de valores por funcionários da Assembleia.
Ação tem base em denúncias de funcionárias do deputado. Elas alegam que “precisavam devolver metade do salário” para o parlamentar. Segundo o procurador Leonir Batisti, coordenador do Gaeco, os agentes buscam documentos que comprovem a apropriação de valores de servidores pelo deputado. “Vários mandados na Assembleia, no gabinete, na terceira secretaria, ligado ao deputado. A investigação é sobre devolução de valores, apropriação de valores de servidores e é centrada no gabinete. O Gaeco está cumprindo os mandados”, disse. O deputado não foi encontrado para comentar o caso. Um funcionário informou que ele deve se pronunciar à tarde.
Em 2011, Gilberto Ribeiro já era suspeito de empregar funcionários fantasmas. Ele e outros deputados desrespeitavam a lei que impede a contratação de empresários como funcionários na Assembleia. Na época, Ribeiro empregava um revendedor de doces. O deputado reconheceu que os funcionários tinham atividades empresariais, mas disse que a situação não estaria em desconformidade com a lei. Mesmo assim, o funcionário foi exonerado.
Nota do Gaeco:
“O GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO (GAECO) CUMPRIU NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO EM DUAS RESIDÊNCIAS E EM DOIS LOCAIS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ. OS MANDADOS FORAM SOLICITADOS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ, EM FACE DE UM DEPUTADO, PARA APURAÇÃO DE POSSÍVEL APROPRIAÇÃO, PELO PARLAMENTAR, DE VALORES DE SERVIDORES DA ASSEMBLEIA QUE TRABALHAVAM COM ELE. O OBJETIVO DA AÇÃO FOI APREENDER DOCUMENTOS, COMPUTADORES E COMPROVANTES BANCÁRIOS.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA COM: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ
|