[versão normal]

No dia da mulher, confeiteira recebe terceira ofensa racista
09/03/2017 15:41:55
 
 

Fonte: CGN Cascavel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A confeiteira Janete Martins, moradora de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) recebeu, nesta quarta-feira (8), dia da mulher, a terceira ofensa racista que acredita ter sido enviada pela mesma cliente.

 

Desta vez ela, que é conhecida como “Fada dos Doces”, recebeu um pacote de presente com bananas e papel higiênico, acompanhado de carta que diz “Será que devo chamar você de fada dos doces ou fala dos macacos? Mulher preta, o lixo que virou lucro“.

 

“A minha vizinha veio me chamar pela manhã e eu achei que era para ficar com a filha dela. Foi quando ela me disse que a mulher tinha passado aqui de novo e deixado um presente. Até achei que poderia ser uma surpresa do meu marido que está viajando. Estou muito abalada”, afirmou Janete.

 

“Eu quero pedir a essa pessoa que pare. Não estamos com medo dela, mas se ela queria afetar o nosso emocional ela conseguiu bastante. Eu imagino que ela também seja um ser humano e tenha família como eu tenho”, desabafou.

 

SUSPEITA

A empresária acredita que uma mulher de aproximadamente 32 anos seja a responsável pelos ataques.

 

No dia 8 de fevereiro, Janete contou que uma mulher a procurou para fazer uma encomenda. Segundo relato, a mulher disse que uma pessoa havia indicado a confeiteira e, então, perguntou quem seria a proprietária da confeitaria. Janete respondeu que era a proprietária.

 

A suposta cliente teria respondido que “não sabia que ela era de cor”. Janete então rebateu, dizendo que não era “de cor” e, sim, “negra mesmo”. A cliente entrou no carro e foi embora.

 

No dia 17 do mesmo mês, Janete recebeu em sua caixa de correspondência uma carta que chocou familiares e amigos. Não há confirmação de que teria sido a mesma pessoa que escreveu a carta, mas, pelo teor preconceituoso, a família acredita que só pode ser a mesma pessoa.

 

DENÚNCIA

Segundo Janete, os dois primeiros casos de racismo já foram encaminhados ao Ministério Público e o pacote que recebeu hoje (8) vai passar por perícia e ser anexado ao processo.