[versão normal]

Sociedade de Campina da Lagoa se reúne para discutir perigos nas redes sociais
21/04/2017 22:48:12
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DA PALESTRA “OS PERIGOS DAS REDES SOCIAiS E AS RESPONSABILIDADES DO ESTADO, SOCIEDADE E FAMILIA EM RELAÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE”.

 

Tentativas de suicídio e casos de automutilação que estariam relacionados ao chamado “Jogo da Baleia Azul” têm chamado a atenção das autoridades policiais e de saúde em várias partes do Brasil, incluindo o Paraná e nosso município. Após o alerta de um Colégio Estadual do munícipio ao Conselho Tutelar, que encaminhou o caso ao Ministério Público, o tema foi colocado em discussão com a comunidade. Em caráter preventivo, houve uma grande mobilização das escolas municipais e estaduais da sede e dos distritos, secretarias municipais de Ação Social, Educação e Saúde e Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão para que os alunos, pais e comunidade em geral ficassem alertas sobre o tal Jogo.

 

Nesta quinta-feira (20), foi realizado nas dependências do Colégio Estadual Campina da Lagoa uma palestra sobre o tema. Na ocasião, foi esclarecido aos presentes sobre o Desafio ou Jogo da Baleia Azul.  Um Jogo on-line, difundido no mundo todo, que pode convencer o participante a fazer provas perigosas e até a se matar. O evento teve inicio com uma breve explanação sobre o tema pela professora Cleonice Aparecida de Lima, diretora auxiliar do Colégio Campina da Lagoa. Em seguida o promotor de Justiça da Comarca de Campina da Lagoa Dr. Sergio Segurado Braz Filho, palestrou sobre OS PERIGOS DAS REDES SOCIAIS E AS RESPONSABILIDADES DO ESTADO, SOCIEDADE E FAMILIA EM RELAÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE e o problema do jogo Baleia Azul. Dr. Sergio disse aos presentes que ser pai ou mãe de adolescentes, por si, já exige mais, pois essa é uma fase em que naturalmente as pessoas tendem a apresentar um comportamento mais rebelde e vontade mais acentuada de transgredir regras.

 

O promotor ainda ressaltou que nos dias de hoje com o avanço da tecnologia e o acesso rápido à internet os cuidados tem que ser redobrados.  Nesse sentido, ele alertou para a importância de os pais tentarem se aproximar mais dos filhos: “Temos que fazer uma revolução, resgatar os valores tradicionais, é importante que os professores também estejam atentos ao comportamento dos estudantes, já que, em boa parte do tempo, os jovens permanecem na escola.” 

 

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito e secretário Municipal de Saúde, Sr. Celso Passafaro e sua equipe, vereadores Mozart Antonio Pereira, Sandra Mara Klassen, Wanda Silva, Devanira Braz, a           Secretária Municipal de Educação srª Claudete Dias dos Santos, sua equipe e professores da rede municipal. A Secretária Municipal de Ação Social srª Clineia Aparecida Favaro Pereira e a equipe do CREAS e do CRAS. O Presidente do Conselho Tutelar Sr. Aramis de Freitas Pereira e demais conselheiros. O evento contou também com a presença de pastores, diretores das redes municipais e estaduais, professores dos municípios de Altamira e Nova Cantú, alunos das escolas estaduais do período noturno, professores da rede estadual e da APAE e centenas de pais de alunos das escolas do município.  A direção do Colégio Estadual Campina da Lagoa, agradeceu a participação a todos os presentes e o apoio de todos que colaboraram para realização do evento.

 
Fotos