[versão normal]

Picada de escorpião mata uma criança; mãe também foi ferida
18/09/2017 07:59:24
 
 

Fonte: Tribuna do Interior / Clodoaldo Bonete

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma menina de cinco anos morreu após ser picada por um escorpião na cidade de Cianorte, nesta sexta-feira à tarde. A mãe da criança também foi ferida pelo animal, mas não corre risco. O caso aconteceu por volta das 18h00, na casa da família, localizada na avenida Arthur Tomas, região do Cianortinho.

 

Segundo as informações, a menina estava no tapete da sala quando foi picada na perna por um escorpião amarelo, considerada a espécie mais perigosa. A mãe percebeu o ataque e ao tentar socorrer a filha, também levou uma ferroada em um dos dedos.

 

As duas foram encaminhadas por um vizinho até a UPA – Unidade de Pronto Atendimento -, e de lá a criança precisou ser transferida com urgência para o Hospital São Paulo de Cianorte, onde ficou internada na UTI. Durante o atendimento, ela chegou a sofrer uma parada cardíaca, foi reanimada pelos médicos, mas durante a noite acabou morrendo.

 

Foi a segunda morte por picada de escorpião amarelo em menos de um mês na região Noroeste. No dia 26 de agosto, um menino de 4 anos, morador em Jussara também não resistiu ao ser ferroado. A família encaminhou o garoto para o Hospital Universitário de Maringá, onde ele morreu. De acordo com o hospital, ele faleceu por choque cardiogênico, quando o coração perde a capacidade de bombear o sangue necessário para os órgãos vitais.

 

O escorpião amarelo, Tityus serrulatus, é um escorpião típico do Sudeste e Centro oeste do Brasil, sendo a principal espécie que causa casos graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças.