Por Walter Pereira
Um internauta, morador de Campina da Lagoa, se deu mal ao chamar policiais do município de ‘corruptos’. Os agentes participaram recentemente de uma operação denominada “Raio-x” com várias apreensões de produtos contrabandeados. O desabafo do acusado, identificado pelas inicias E. F., foi publicado por ele em um site de notícias da cidade, ao comentar uma reportagem da operação policial.
Além de criticar os policiais, ele chamou os agentes de corruptos. “(...) e aí que vantagem tem tirar da boca do pobre para colocar no bolso de corrupto que é pior que ladrão. Isso é fato que acontece no nosso Brasil. Bando de corruptos”, disse o internauta na publicação.
Após tomar conhecimento da situação, o delegado de Campina da Lagoa, Sérgio Antônio de Brito levou o caso à Justiça, que determinou ao mesmo a se retratar publicamente da ofensa, pelo mesmo site, ao pagamento de uma multa, e ainda prestação de serviços à comunidade, na delegacia de Polícia Civil da cidade.
Brito comentou que não se pode admitir ofensas pela internet contra policiais. “Se as pessoas têm informações e provas de corrupção por agentes policiais devem realizar a denúncia aos órgãos competentes, inclusive de forma sigilosa, não sendo lícito ofender de forma genérica todos policiais pela internet e sem provas, sob pena de atingir a reputação de pessoas honestas”, alertou.
O delegado informou também que a prática de difamação contra servidor público em razão de seu ofício é crime de ação penal pública e pode resultar na condenação de 1 a 6 meses de prisão, conforme prevê o Código Penal.
|