Vítima e mais três pessoas estavam na fila no momento do crime
Na fila desde as 5h30 para marcar consulta médica, uma paciente da Unidade de Saúde União das Vilas, em Curitiba, foi assaltada nesta quarta-feira (22). Ela relata que estava na fila com outras três pessoas quando os bandidos armados anunciaram o crime. A unidade fica localizada na Rua Frederico Escorsin, no bairro São Braz.
De acordo com a vítima, é muito difícil conseguir uma consulta na unidade, o que faz os pacientes irem para a fila ainda de madrugada. Segundo ela, dois homens e uma mulher realizaram o crime. “Eles primeiro pegaram dois celulares das pessoas que estavam na fila e depois tentaram pegar minha bolsa de documentos. Eu segurei forte, mas ela arrebentou, foi quando passei a ser atingida por vários chutes, além de puxarem forte meu cabelo”, lamentou.
A vítima do relato conta que perdeu o celular e vários documentos. Para ela, os pacientes se sentiam mais seguros quando as unidades tinham guardas municipais fixos. “Sei que essa não é a primeira vez que isso ocorre, então sentimos falta de uma maior segurança nesses momentos que o postinho está fechado”, disse.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde reforçou a orientação à população de que não há necessidade de madrugar na fila para conseguir atendimento nas unidades de saúde. “O atendimento pode ser agendado pelo aplicativo Saúde Já Curitiba ou diretamente na unidade, em qualquer horário do dia. O aplicativo Saúde Já, reconhecido internacionalmente pelo Smart City, já soma mais de 5 milhões de acessos, 322 mil downloads e 540 mil agendamento realizados”, explicou.
A administração municipal também explicou que as unidades de saúde possuem alarmes e empresas de segurança contratadas pela Prefeitura fazem o monitoramento. “As unidades abrem às 7 horas para entrada dos funcionários. A Guarda Municipal não tem guardas fixos nas unidades. A Guarda Municipal faz rondas durante o dia, noite e madrugada em várias regiões da cidade, inclusive nas proximidades das unidades de saúde”, concluiu.
fonte: bandab
|