[versão normal]

Dengue mata idosa da região e casos aumentam no PR
17/07/2019 19:40:05
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mesmo com temperaturas mais baixas, os casos de dengue no Paraná continuam aumentando. O boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (16) pela Secretaria de Estado da Saúde totaliza 20.496 casos da doença confirmados. Na semana anterior eram 18.779. O informe também contabiliza mais uma morte, totalizando 22 óbitos por dengue no Estado.

 

Trata-se uma mulher de 72 anos, de Ubiratã, na região Centro-Oeste, portadora de quadro articular crônico. O chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão,  Eurivelton Siqueira disse que o óbito ocorreu em 30 de maio. “Era uma pessoa idosa, de 72 anos e lamentavelmente foi tratada como dengue, mas ela já estava bastante debilitada, com quadro de anemia profundo, o qual acabou se agravando e levando ao óbito”, disse Siqueira.

 

Segundo ele, as ações de combate ao vetor serão mantidas em toda a região, principalmente nos municípios em situação de epidemia. “Como temos visto que as notificações continuam mesmo no inverno, a conduta permanece a mesma. Será mantido o trabalho corpo a corpo, de porta em porta, mas sabemos que enquanto a população não assumir a responsabilidade e continuar transferindo para o poder público o problema, a situação não será normalizada. É preciso que todos tomem consciência de que é necessário tirar pelo menos 15 minutos por semana para cuidar do quintal”, orienta.

 

As 22 Regionais de Saúde apresentam notificações para a dengue e orientam a Vigilância dos municípios no monitoramento dos casos e medidas preventivas e de combate. São 90 municípios em epidemia. Entraram para a relação, a partir da publicação do boletim desta semana, Corumbataí do Sul e Santana do Itararé. Outras 58 cidades estão em estado de alerta.

 

O período de monitoramento deste informativo da dengue, chigungunya e zika vírus no Estado começou em 29 de julho de 2018. Esta é a 42ª semana de acompanhamento.

 

 

Agência Estadual de Notícias