[versão normal]

Após fechar comércio e prefeitura, Iretama adota toque de recolher para frear Covid-19
08/06/2020 19:11:08
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Walter Pereira, Tribuna do Interior

 

Após anunciar o fechamento do comércio a partir de sábado (6) e da prefeitura nesta segunda (8) e terça-feira (9), o prefeito de Iretama, Wilson Carlos de Assis (PP), decretou também toque de recolher das 20 às 6 horas, no município pelo período de quatro dias.

 

A medida vigora até esta terça-feira (9), antevéspera de feriado de Corpus Christi. De acordo com a prefeitura, o toque de recolher foi implantado considerando a necessidade de emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, em decorrência da pandemia de coronavírus (Covid-19).

 

A medida pode ser prorrogada.

 

A prefeitura voltou a fechar o comércio não essencial na cidade após um encontro entre amigos, depois de um dos jovens testar positivo para Covid-19. Como o município não conseguiu localizar todos que estiveram no local, e a maioria, segundo informações, trabalha no comércio, houve a decisão de fechamento das lojas.

 

Seis pessoas que participaram do encontro recolheram amostra para exames, que devem ficar prontos nesta terça-feira (9). Três dos principais mercados na cidade foram fechados ainda na sexta-feira.

 

Há duas semanas, o prefeito já havia baixado decreto deixando mais rígidas as regras para velórios no município. O tempo de duração não poderá ultrapassar duas horas, sendo proibidos anúncios e outras manifestações midiáticas que possam gerar aglomerações.

 

O município passou a proibir também a participação de pessoas idosas, crianças, doentes crônicos, entre outros do grupo de risco em velórios, que ficam ainda restritos somente a membros familiares de até 2ª grau de parentesco do falecido.

 

Todos os velórios, durante o tempo em que perdurar a pandemia, deverão permanecer com as urnas funerárias lacradas, sendo possível a visualização do corpo apenas pelo visor. Somente será permitido o translado de corpos do falecido de outras cidades a Iretama, quando os mesmos, forem considerados residentes no município.

 

Já para óbitos decorrentes de Covid-19, ficam proibidos velórios, devendo o enterro ser imediato, com a saída do local de óbito até o sepultamento e somente será permitida a presença de dois membros da família. Até o momento Iretama tem 5 casos confirmados de coronavírus. Um ho

 

mem de 51 anos de idade morreu pela doença.