Fonte - G1
Comerciantes de Corbélia, no oeste do Paraná, fizeram uma manifestação, nesta segunda-feira (6), pedindo a reabertura do comércio. Os manifestantes são contra o decreto estadual que determina o fechamento dos serviços não essenciais, segundo a Associação Comercial.
O decreto passou a valer no dia 1ª de junho, em 134 municípios do Paraná, como forma de prevenção ao avanço da Covid-19. Corbélia registrou 76 casos confirmados da doença, no domingo (5), segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
A carreata começou no centro da cidade e terminou em frente à prefeitura. Segundo a associação comercial, a fila de carros teve cerca de um quilômetro e o protesto durou quase duas horas.
Segundo o presidente da Associação Comercial de Corbélia, Francisco Camero, o município tem cerca de 600 comerciantes.
A manifestação contou com a presença dos empresários que estão com as lojas fechadas e dos que têm permissão para trabalhar durante a quarentena.
Corbélia tem um decreto municipal que autoriza o funcionamento do comércio, mas está em vigor o estadual, conforme a associação.
O prefeito da cidade de 17 mil habitantes, Giovani Miguel (PMDB), disse que busca alternativas administrativas para tentar reabrir o comércio na cidade.
|