[versão normal]

Detran passa a disponibilizar gratuitamente histórico dos veículos licenciados no Paraná
02/02/2022 11:25:32
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por g1 PR — Curitiba

 

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) vai disponibilizar gratuitamente, a partir desta quarta-feira (2), o extrato completo do histórico dos carros, por meio do site. O serviço permitirá a consulta de veículos licenciados no estado.

 

"Disponibilizando mais informações aos atuais e futuros proprietários de veículos, garantiremos mais segurança na compra e proporcionaremos que o cidadão conheça o histórico do bem móvel a ser adquirido", comenta o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita.

 

Até o momento, ao solicitar um extrato do veículo, algumas informações como a comunicação de venda, bloqueio administrativo ou judicial, financiamento e restrições do gravame, e ocorrência de furto/roubo já estão disponibilizadas.

 

 

A partir do novo extrato, a população contará com informações extras, como quilometragem, registro de sinistro, recall, situação do financiamento, se o veículo está retido ou foi para leilão e histórico de alterações de características.

 

A quilometragem passou a ser incorporada aos processos veiculares do Detran-PR a partir de junho de 2020. Para veículos que possuem processos de aquisição anteriores a esta data, essa informação não constará no extrato.

 

Extrato completo trará as seguintes informações:

Informações do veículo (ano, modelo, tipo, espécie, cor, etc);

Débitos (multas, IPVA, licenciamento, seguro DPVAT, dívida ativa);

Recall;

Situação do financiamento (se houver);

Se o veículo está retido ou foi para leilão;

Registro de furto/roubo;

Bloqueio administrativo ou judicial;

Odômetro (quilometragem);

Registro de sinistro;

Restrição da Receita Federal do Brasil;

Histórico de alterações de características.

 

O acesso gratuito ao histórico de veículos licenciados no estado foi determinado pela lei 20.770/2021, sancionada pelo governador Ratinho Junior (PSD), em novembro de 2021.

 

A medida foi proposta e aprovada em projeto de lei, de autoria dos deputados estaduais Soldado Fruet e Homero Marchese, do Pros, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).