Por Ana Krüger e Caio Budel, g1 PR — Curitiba
Enio Verri (PT) renunciou ao mandato de deputado federal pelo Paraná para assumir o cargo de diretor-geral brasileiro de Itaipu. O artigo 54 da Constituição Federal impede que deputados e senadores ocupem cargos em empresas públicas ou de economia mista, por exemplo.
A renúncia foi lida no plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (14). Quem assume a cadeira é o suplente Elton Welter (PT).
Enio Verri foi o 17º candidato a deputado federal mais votado no Paraná e obteve 95.171 votos. Ele é de Maringá, no norte do estado, e foi reeleito para o terceiro mandato. Welter é de Toledo, no oeste paranaense, e obteve 21.118 votos.
Verri foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para dirigir o lado brasileiro da companhia binacional. O mandato de diretor-geral vai até 16 de maio de 2027.
Mais mudanças na bancada federal
Desde a posse dos eleitos em 1º de fevereiro deste ano, a bancada do Paraná na Câmara dos Deputados, composta por 30 parlamentares, teve mais duas mudanças.
A deputada Leandre Dal Ponte (PSD) se licenciou do mandato para assumir o cargo secretária da Mulher e da Igualdade Racial do Paraná. No lugar dela na Câmara assumiu o suplente Rodrigo Estacho (PSD).
O deputado Ricardo Barros (PP) também se licenciou para ser secretário do governo de Ratinho Junior (PSD). O parlamentar foi nomeado secretário da Indústria, Comércio e Serviços e Quem assumiu a cadeira em Brasília foi o suplente Marco Brasil (PP).
Trocas na Alep
Na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), foram três mudanças. Todos deixaram as cadeiras no Legislativo para assumir secretarias de Estado. Veja abaixo quem se licenciou e quais suplentes foram convocados:
O deputado estadual Marcelo Rangel (PSD) se licenciou para ser secretário estadual de Inovação Modernização e Transformação Digital. A vaga na Alep foi assumida pelo suplente Pedro Paulo Bazana (PSD);
Mauro Moraes (União Brasil) se licenciou para ser secretário do Trabalho, Qualificação e Renda. Quem assumiu a vaga na Alep foi o suplente Nelson Justus (União Brasil);
Márcio Nunes (PSD) se licenciou para ser secretário de Turismo. O suplente convocado para a vaga foi Wilmar Reichemback (PSD).
|